INCRÍVEL EDITAR VÍDEOS USANDO CELULAR

INCRÍVEL EDITAR VÍDEOS USANDO CELULAR
Veja o Que Você vai Aprender: Editar vídeos em formatos stories (instagram) Editar em Formatos Quadrados (face e insta) Editar em Formato Retangular ( youtube ) Colocar Legendas nos Vídeos

Como usar função (benefícios) do YouTube premium no celular sem pagar e de forma segura.

 O YouTube Premium é uma assinatura paga que melhora sua experiência no YouTube. Conheça os benefícios do Premium abaixo ou pesquise ofertas da assinatura Premium

Os benefícios do YouTube Premium.
Assistir vídeos sem anúncios;
Tocar em segundo plano de Vídeos;
Curta vídeos no seu dispositivo móvel enquanto usa outros apps ou quando sua tela está desligada.

O Brave poupa mais de uma hora de duração da bateria se comparado com o Google Chrome. Ele também economiza dados móveis, protege seu histórico de navegação e suas informações pessoais e ainda recompensa você pela visualização de anúncios. Baixe-o hoje mesmoAndroid Google Play e ios App Store monitore o uso da bateria e veja o quanto poupou!




Desempenho do celular Um navegador pode reduzir a velocidade no iPhone e no Android, e nem sempre isso ocorre porque seu smartphone é lento. Veja a seguir algumas etapas simples para tornar a internet mais rápida no seu smartphone.

Um navegador pode reduzir a velocidade no iPhone e no Android, e nem sempre isso ocorre porque seu smartphone é lento. Veja a seguir algumas etapas simples para tornar a internet mais rápida no seu smartphone.

Qual deveria ser a velocidade do seu smartphone?

Antes de abordarmos como tornar sua internet móvel mais rápida, vale a pena considerar a velocidade que ela deveria ter. Seu smartphone tem uma velocidade definida; é a identificação 3G, 4G e agora 5G que vem em todos os dispositivos móveis.

Esse número não se refere a uma velocidade específica (por exemplo, 3G não equivale a 3 GB), mas a um padrão. O 3G é a terceira geração do padrão de serviços de celular, 4G é a quarta e assim por diante. Quanto mais alto esse número, maior a velocidade.

Qual a velocidade de cada padrão? Geralmente, o 3G oferece velocidades de download de 0,5 a 5 megabits (Mbps) por segundo; o 4G oferece velocidades de até 100 Mbps nos downloads; e o 5G pode (teoricamente) ser 100 vezes mais rápido, chegando a 100 gigabits por segundo. Como você pode ver, os padrões não aumentam seguindo nenhum valor específico, mas há um aumento exponencial na velocidade de cada um.

Se a internet está lenta no seu celular, primeiro verifique se você está usando o padrão mais alto disponível na sua área e se você conta com um bom sinal de celular. Além disso, há algumas maneiras simples de melhorar a velocidade da internet no seu smartphone.

Reinicie seu roteador

Se você notar que seu celular parece funcionar melhor em outros lugares e fica mais lento em casa, isso pode ser um problema de hardware. Desligue seu roteador e ligue-o novamente para reiniciar a conexão com a internet. Em seguida, faça um teste de velocidade da internet para medi-la. Aproxime-se mais do roteador ou considere a possibilidade de comprar um equipamento melhor.

Exclua ou restrinja apps

Uma consulta rápida nas configurações dos seus apps deverá revelar o consumo de dados de cada app. Se você notar que há apps antigos ainda em execução, exclua-os para liberar espaço de armazenamento e reduzir o consumo da bateria; isso ajudará a agilizar as coisas e ainda reduzirá o uso de largura de banda do smartphone. Você também pode priorizar apps que já fazem isso naturalmente.

Para ir um pouco além, faça uma análise de todos os apps do seu smartphone e do consumo de dados de cada um. Dê atenção especial a apps muito antigos ou aplicativos que imitam apps populares, mas que roubam secretamente seus dados e suas informações de navegação. Eles são um grande risco à segurança e também consomem muita largura de banda da internet.

Restrinja os processos em segundo plano

Alguns apps podem continuar em execução ou baixar atualizações em segundo plano, o que pode reduzir a velocidade de navegação. Se você tiver acesso às opções de desenvolvedor, deverá conseguir restringir o número de processos executados em segundo plano.

Faça uma redefinição de fábrica

Se nada mais parecer funcionar, tente uma redefinição total de fábrica. Isso apagará todos os apps e dados do smartphone, restaurando tudo à forma como estava quando você adquiriu seu smartphone. Como essa é uma opção radical, é importante que você faça um backup de tudo (como fotos) antes.

Mude para um navegador melhor

Provavelmente, seu navegador responde pela maior parte do seu uso da internet. Um navegador melhor pode proporcionar um aumento significativo nas velocidades de navegação. O Brave foi criado com base em uma ideia: seus dados pertencem a você. Ele utiliza Proteções para impedir anúncios indesejados e bloquear rastreadores. Cada rastreador bloqueado é um item a menos para ser carregado em uma página da web, o que resulta em tempos de carregamento três vezes mais rápidos do que no Chrome.

Internet mais rápida não é a única vantagem que o Brave oferece, mas é uma das mais importantes. O Brave reimaginou a internet para respeitar sua privacidade e agilizar sua navegação. Bateu a curiosidade? Baixe o Brave hoje mesmo e conheça uma internet melhor.

 Desempenho do celular Neste breve artigo, discutiremos o que são dados móveis, como eles são usados ​​e maneiras de conservá-los para economizar dinheiro e obter maiores velocidades de navegação. 

Os dados móveis são usados para que você se conecte à web quando não está no Wi-Fi. Enquanto alguns usuários têm planos de dados mensais ilimitados, outros dispõem de determinada quantidade de dados por mês ou pagam por pacotes à medida que os utilizam. Os dados são medidos em megabytes (MB) e gigabytes (GB). que são unidades métricas. Ou seja, há 1.000 MB em 1 GB.

Neste breve artigo, discutiremos o que são dados móveis, como eles são usados ​​e maneiras de conservá-los para economizar dinheiro e obter maiores velocidades de navegação.

O que são dados móveis?

Dados móveis são a distribuição de dados digitais por meio de redes sem fio. Eles são a conexão invisível (geralmente com um satélite ou uma torre de celular próxima) que permite que você acesse sites e use apps no seu celular ou tablet, mesmo quando está fora de casa.

Os dados móveis são fundamentalmente diferentes do Wi-Fi. Com o Wi-Fi, há uma conexão de dados (geralmente via cabo, fibra ou ethernet) com um hub local, como um modem; essa conexão é transmitida via roteador Wi-Fi. O sinal da transmissão é localizado (na sua casa ou em um café, por exemplo) e está disponível apenas quando você está próximo (a até cerca de 30 metros) do roteador.

Já os dados móveis não exigem que seu dispositivo esteja conectado a um roteador local.

Qual é a quantidade de dados móveis que tenho?

Você usa dados sempre que acessa a web no seu smartphone (e não está no Wi-Fi). Dependendo do seu tipo de contrato, você pode ter uma quantidade limitada ou ilimitada por mês. Também é possível não fazer um contrato e pagar conforme o uso por meio de recargas de dados móveis.

Sua operadora de celular pode informar a quantidade de dados que você tem no seu plano. Também é possível verificar o menu Configurações do seu smartphone, no qual deve haver uma seção Celular que informa a quantidade de dados usados e disponíveis.

O que consome dados móveis?

Na maioria dos casos, os dados móveis são consumido de três formas.

E-mails, mensagens de texto e mensagens diretas. Todas essas funções consomem dados móveis, sendo que a quantidade depende, em grande parte, do que e como você envia. E-mails com fotos em alta resolução anexadas usam muitos dados, enquanto uma mensagem curta dizendo “Estou aqui” não utiliza quase nada.

Navegação na web. Navegar na internet em um dispositivo móvel consome uma quantidade razoável de dados. Isso acontece porque as páginas que você acessa podem ter vários vídeos e fotos. Muitos desses dados de navegação, no entanto, são usados ​​por anúncios e rastreadores invisíveis. Bloqueá-los não só elimina o conteúdo indesejado, mas pode ajudar a economizar dados móveis do smartphone.

Apps. Os apps são, provavelmente, os maiores consumidores de dados do seu smartphone. Qualquer app que precise de conexão à web para ser atualizado ou baixar algum conteúdo usa dados móveis. Isso significa que todos os seus apps de redes sociais ou streaming, do Facebook ao Twitter, passando pelo Spotify e pela Netflix, consomem silenciosamente seus dados.

Formas de economizar dados

Há várias formas de economizar dados móveis. Explicaremos a seguir algumas das mais simples.

Conecte-se a uma rede Wi-Fi

Se você estiver on-line, mas longe de uma rede Wi-Fi doméstica, de trabalho ou pública, estará usando dados. Uma maneira fácil de economizar dados é maximizar a quantidade de tempo que você passa usando o Wi-Fi e minimizar o que você faz quando está longe dele.

Vamos usar o streaming como exemplo. Na definição padrão, a Netflix usa cerca de 1 GB de dados por hora. Já em HD, o consumo se aproxima de 3 GB por hora. (Vale ressaltar que, com a Netflix, você pode controlar o uso de dados diretamente nas configurações.)

O streaming de música usa menos dados, mas ainda pode fazer diferença com o passar do tempo. Assim como os vídeos, as músicas podem ser transmitidas em diferentes taxas de bits; quanto menor for a taxa, pior será a qualidade, mas menos dados você usará. É uma troca. Se você usar 320 kilobytes por segundo (Kbps), a melhor qualidade na maioria das plataformas de streaming, acabará consumindo cerca de 1 GB de dados a cada 8 horas.

Por outro lado, quando você está no Wi-Fi, não usa dados móveis. Portanto, sempre que possível, tente manter seu dispositivo conectado dessa forma. Quando não for possível, procure limitar o que você faz no seu dispositivo móvel. As mensagens de texto não consomem muitos dados, ao contrário do streaming.

(Observação: ao usar o Wi-Fi, verifique se seu smartphone permanece conectado ao sinal. Alguns prédios têm “pontos cegos” que o Wi-Fi não alcança; se você estiver em um desses lugares, seu dispositivo poderá voltar aos dados móveis para compensar a conexão Wi-Fi fraca.)

Tome cuidado ao viajar para o exterior

Os dados móveis geralmente funcionam da mesma forma em todo o mundo (desde que haja cobertura), mas os custos podem variar. Se você pretende viajar para o exterior, é melhor manter o smartphone no modo avião ou desativar os dados móveis no dispositivo e conectar-se apenas a redes Wi-Fi. Seu plano de celular também pode ter ofertas de dados móveis para viagens, mas é importante saber o preço com antecedência.

Verifique o uso dos apps

No menu Configurações do seu smartphone, você encontrará uma lista de todos os apps instalados, juntamente com a quantidade de dados que eles usam. Apps de streaming e que têm muito conteúdo, como Facebook e YouTube, consomem muitos dados, assim como os baseados em localização, a exemplo do Google Maps. É recomendável desinstalar os apps que você não usa com frequência e verificar se ainda há apps sendo executados em segundo plano.

Restrinja os processos em segundo plano

Muitos apps são executados silenciosamente em segundo plano, o que pode consumir a carga da sua bateria e utilizar muitos dados móveis. Considere a possibilidade de excluir apps que façam isso regularmente ou (no Android) use algumas opções avançadas no modo de desenvolvedor para limitar os processos em segundo plano.

Mude para outro navegador

Conforme discutido anteriormente, as páginas da web que você acessa provavelmente estão repletas de anúncios e rastreadores ocultos que exigem dados extras para serem carregados no seu smartphone. Um navegador que bloquear nativamente esses anúncios e rastreadores indesejados economizará automaticamente muitos dados.

O Brave faz isso.

Com as Proteções, o Brave protege sua privacidade de navegação e poupa seus dados móveis. Cada rastreador que não é baixado resulta em economia de dados móveis; com dezenas e centenas de rastreadores bloqueados cada vez que você navega, o Brave pode carregar páginas até 3x mais rápido do que o Chrome, além de usar de 30 a 50% menos dados e proporcionar maior duração da bateria a cada carga.

Seja com latência em vídeos do YouTube, streaming instável ou demora no carregamento de páginas no navegador, você provavelmente já teve um momento frustrante em que seu smartphone estava mais devagar do que você gostaria. Neste artigo, exploraremos as causas da lentidão do seu smartphone e ofereceremos algumas soluções.

Causas comuns de um smartphone lento

Obviamente, um smartphone (ou sistema operacional) mais antigo sempre será mais lento. Antes de fazer qualquer outra coisa, você deve verificar se está executando a versão mais recente do sistema operacional (como Android ou iOS) do seu smartphone e considerar se deve comprar um smartphone novo.

Além desses dois aspectos básicos, veja abaixo algumas outras coisas que podem afetar a velocidade do smartphone.

Bateria antiga ou com defeito

À medida que seu smartphone envelhece, ele leva mais tempo para carregar e não mantém a carga tão bem quanto costumava. Por quê? Isso se resume à química. A bateria de íon-lítio do seu celular depende de um fluxo significativo de íons de um cátodo para um ânodo. Com o tempo, a resistência aumenta e esse fluxo é reduzido. Uma bateria de celular comum perde um pouco da capacidade de carga a cada ano, exigindo cargas mais longas e frequentes. Devido a essa química básica, a bateria do seu smartphone tem uma expectativa de vida geral. A maioria dos fabricantes estima que uma bateria de celular dure de 600 a 800 ciclos completos (um “ciclo” equivale a uma carga de 0% a 100%).

E sim, uma bateria com defeito pode afetar o desempenho do seu smartphone. Ela pode produzir excesso de calor, sobrecarregando outros componentes e levando a desacelerações. Além disso, uma bateria degradada pode não suportar o uso intenso da CPU, o que pode levar a desligamentos fortuitos.

Armazenamento limitado

Há uma relação direta entre a quantidade (e o tamanho) dos arquivos armazenados no smartphone e o desempenho dele: à medida que o armazenamento vai ficando cheio, o desempenho pode diminuir. Embora os processadores de smartphones modernos usem diferentes técnicas para manter a memória disponível, o acúmulo de fotos, vídeos e mensagens no smartphone limita a capacidade de ajuste do processador. Você provavelmente perceberá um desempenho mais lento à medida que se aproximar do limite de armazenamento.

Componentes quebrados ou danificados

Sim, há uma degradação geral da bateria, da memória e do armazenamento ao longo do tempo. Mas seu smartphone também pode ficar lento devido a danos físicos. Se o smartphone cair e o hardware for danificado ou solto, ou mesmo se entrar umidade no dispositivo, você poderá observar lentidão.

Bloatware

Seu smartphone vem com muitos aplicativos e programas pré-instalados (visíveis ou invisíveis) que coletivamente são chamados de “bloatware”. Esses softwares podem causar sobrecarga no processador do seu dispositivo, consumir recursos do sistema e até mesmo representar riscos à segurança.

Se o dispositivo estiver lento, tente desinstalar ou excluir alguns desses softwares pré-instalados. Da mesma forma, você também pode tentar realizar um processo semelhante de remoção de apps que tenha baixado.

Maneiras fáceis de acelerar seu smartphone

Se o seu smartphone está lento porque foi danificado fisicamente, é pouco provável que você consiga consertá-lo. Se ele precisa de um componente ou uma bateria nova, você deve substituir essas peças antes de tentar acelerá-lo usando outros métodos. Além de alterações no hardware, veja a seguir algumas outras coisas que você pode tentar.

Verifique os apps do seu smartphone

Primeiramente, você deve investigar os apps instalados no seu smartphone e as permissões (ou níveis) de acesso deles aos seus dados. Essa investigação revelará quais apps você tem, o que eles fazem e os recursos a que têm acesso. É fácil fazer isso, tanto em dispositivos Android quanto em dispositivos iOS, para liberar espaço de armazenamento, reduzir a carga sobre os recursos do sistema e aumentar a velocidade geral do smartphone.

Para verificar os apps de um dispositivo Android:

  1. Abra o app Configurações.
  2. Abra o menu Apps e notificações. Nesse menu, você verá todos os apps do smartphone. Se encontrar algum que não reconhece, exclua-o!
  3. Você também pode selecionar um app e tocar em Permissões para ver a que o app tem acesso.

Como alternativa, muitas vezes há uma seção chamada Apps e permissões no menu principal Apps e notificações. Esse menu possibilita que você veja as permissões de vários apps ao mesmo tempo.

Para verificar os apps de um dispositivo iOS:

  1. Abra o app Ajustes.
  2. Toque em Privacidade para ver todos os apps do smartphone, classificados em categorias como Contatos ou Fotos. Como alternativa, você pode voltar para a tela principal dos Ajustes e verificar os apps individualmente.

Limpe o cache

Os dados armazenados em cache no seu dispositivo (ou em um app específico) podem consumir espaço de armazenamento e provocar lentidão ou mesmo corrompimento de dados. Muitas vezes, limpar o cache pode ajudar.

No Android, limpar o cache de um app é relativamente simples:

  1. Abra o app Configurações.
  2. Toque em Armazenamento. Em seguida, toque em Apps ou Outros apps.
  3. Dependendo da marca do seu smartphone Android, deverá haver a opção para limpar arquivos por meio da limpeza do cache de um app.

Normalmente, a melhor maneira de limpar o cache de um app no iPhone é excluir o app totalmente e depois reinstalá-lo. Esse processo remove os dados salvos desse app:

  1. Abra o app Ajustes.
  2. Toque em Geral. Em seguida, toque em Armazenamento do iPhone.
  3. Toque no app que deseja excluir. Em seguida, toque em Excluir app.

Atualize o sistema operacional do smartphone

Os desenvolvedores lançam atualizações de software, incluindo patches e correções de bugs, para corrigir problemas que possam estar tornando seu smartphone lento. Por isso, é essencial manter o smartphone atualizado. É provável que você esteja com as atualizações automáticas ativadas, mas se não estiver, para encontrar a versão mais recente do sistema operacional, acesse o menu Configurações (no iPhone, por exemplo, essa opção está em Ajustes > Geral > Atualização de Software.)

Atualize para a versão mais recente do app

Talvez também seja necessário atualizar os apps individualmente para corrigir problemas e bugs conhecidos que podem afetar o funcionamento do dispositivo. Para garantir que seus apps estejam sempre atualizados, você deve ativar as atualizações automáticas no menu de configurações do smartphone e atualizar quando receber o aviso.

Desative as atualizações automáticas

Sim, acabamos de recomendar que você ative as atualizações automáticas. Mas desativá-las também pode ajudar. Em alguns casos, talvez você descubra que a versão mais antiga de um app utiliza menos espaço de armazenamento. A desativação das atualizações automáticas também pode reduzir a carga dos downloads executados em segundo plano.

Maneiras avançadas de acelerar um smartphone lento

As opções a seguir são mais complexas do que o que foi apresentado acima e exigem um certo nível de conhecimento técnico sobre o hardware ou o software do dispositivo. Mas, se você tentou as soluções fáceis e ainda não viu melhoria na velocidade, pode tentar estas opções avançadas.

Redefinição de fábrica

A redefinição de fábrica restaura o dispositivo ao estado em que se encontrava quando saiu da fábrica. A redefinição de fábrica apaga definitivamente seu conteúdo (como fotos e arquivos) e remove apps, dados salvos e configurações. Se quiser salvar esse conteúdo, você deverá fazer um backup do dispositivo antes de prosseguir com a redefinição. Você pode utilizar o Dropbox, o iCloud, o Google Drive ou qualquer app de terceiros para armazenar itens importantes. Depois de concluir a redefinição, você deverá conseguir baixar ou acessar o app de backup e sincronizar os arquivos novamente com seu smartphone.

Para fazer uma redefinição de fábrica no Android:

  1. Abra o app Configurações.
  2. Selecione Backup e redefinição.
  3. Selecione Redefinição de fábrica.

Os nomes de menus podem variar entre os dispositivos Android.

Para fazer uma redefinição de fábrica no iOS:

  1. Abra o app Ajustes.
  2. Toque em Geral.
  3. Toque em Transferir ou Redefinir o iPhone.
  4. Toque em Redefinir.

Opções de desenvolvedor

A maioria dos dispositivos Android tem a opção Opções de desenvolvedor, na qual você pode gerenciar os processos em segundo plano, ativar ou desativar atualizações automáticas e explorar outros recursos avançados. Como muitas dessas opções são altamente técnicas, tenha cuidado antes de alterá-las. Se fizer alguma alteração de que não gostar, você poderá redefinir as Opções de desenvolvedor para os valores padrão a qualquer momento.

Para acessar as opções de desenvolvedor em dispositivos Android:

  1. Abra o app Configurações.
  2. Toque em Informações do sistema para encontrar o número da versão do seu sistema operacional.
  3. Quando encontrar o número da versão, selecione-o sete vezes. Isso liberará o acesso de desenvolvedor ao seu dispositivo.
  4. Depois de sair desse menu, volte para Configurações. Você verá um novo menu, Opções de desenvolvimento.

ROM personalizada

Como o Android baseia-se em código-fonte aberto, há centenas de ROMs disponíveis. São sistemas operacionais modificados ou personalizados que ativam funcionalidades exclusivas. Embora nem todas as ROMs sejam criadas da mesma forma, as melhores oferecem um sistema operacional ágil, sem bloatware e com muitos recursos personalizados. Tenha em mente que a instalação de uma ROM personalizada não é difícil, mas é mais complexa do que instalar um simples app. Você precisará investir em um software de recuperação personalizado e dedicar algum tempo para fazer testes com diferentes ROMs.

Uma maneira fácil de resolver a lentidão de um smartphone (e melhorar sua privacidade)

O navegador da web que você usa afeta consideravelmente o desempenho do smartphone, desde o consumo de bateria até a velocidade de navegação. Portanto, uma das maneiras mais fáceis de melhorar o desempenho do smartphone é remover o navegador padrão e instalar uma alternativa como o Brave.

As Proteções do Brave bloqueiam anúncios e rastreadores indesejados, o que significa que você usará menos dados durante a navegação. E, com menos elementos para carregar em cada página, o Brave agiliza a experiência de navegação e carrega as páginas três vezes mais rápido. O Brave aumenta também a duração da bateria, reduzindo o uso de dados móveis e acelerando os tempos de carregamento. E, além de tudo isso, ele melhora sua privacidade e segurança.

Trocar o navegador padrão pelo Brave é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para acelerar a navegação… e seu smartphone.

Comece a usar o Brave! 

 Desempenho do celular Por que a bateria do seu smartphone está acabando tão rápido? Analisamos os motivos do consumo de bateria e o que isso significa para os tempos de carregamento e o desempenho geral do seu smartphone.

Uma coisa é ter um smartphone antigo, mas quando a bateria do smartphone começa a se deteriorar, as consequências podem ser extremamente frustrantes. Você provavelmente notará que a carga não dura como antes ou que o smartphone demora mais para carregar do que no início.

Pode haver motivos externos para o carregamento lento; por exemplo, talvez o cabo de alimentação precise ser substituído. Mas, em determinado momento, parece que se o smartphone não está ligado no carregador, a bateria descarrega imediatamente. O que está havendo? Por que a bateria do smartphone está descarregando tão rápido?

Falaremos um pouco sobre por que as baterias se deterioram e o que isso significa para os tempos de carregamento e o desempenho geral do smartphone.

O que há na bateria de um smartphone?

Os smartphones estão melhorando e ficando cada vez mais rápidos, menores (ou maiores!) e mais finos. Porém, há uma desvantagem; embora a tecnologia dos smartphones continue melhorando, a bateria utilizada neles ainda é mais ou menos a mesma há anos, se não há décadas.

Todas essas melhorias cumulativas significam que a bateria não consegue acompanhar, em termos tecnológicos, os avanços do próprio smartphone. Os telefones celulares utilizam baterias de íon-lítio, e todas funcionam com o mesmo princípio; há um cátodo, um ânodo e algo que os separa, que impede que entrem em contato direto, mas ainda permitindo a passagem de elétrons.

Embora a tecnologia de íon-lítio tenha melhorado, ela só se tornou mais eficiente; não houve nenhuma grande revolução tecnológica.

Problemas comuns nas baterias de smartphones

A maioria dos problemas com baterias é resultado da degradação gradual. As baterias têm uma vida útil definida. A maioria dos fabricantes estima que as baterias modernas devam durar entre 500 e 800 ciclos, sendo um ciclo uma carga completa de 0% a 100%. Não que você deva sempre deixar a bateria se esgotar completamente para recarregá-la; as baterias de íon-lítio funcionam melhor quando utilizadas e carregadas na faixa de 20% a 80% da capacidade total.

Independentemente disso, em algum momento os constantes ciclos de carga e descarga começam a afetar a bateria do smartphone, que começa a se degradar. Quando isso acontece, a bateria se torna menos eficiente. Menos eficiência significa mais resistência na carga, que pode chegar aos casos extremos em que o smartphone se desliga porque precisa de mais energia do que há disponível.

Gerenciamento do uso de energia

Prolongar a vida útil da bateria não precisa ser algo complexo. Geralmente, os apps que você suspeita que consomem mais bateria são mesmo os culpados. Os apps de jogos e players de vídeo estão no topo da lista, enquanto os apps de mapas e navegação costumam ser executados em segundo plano, consumindo a carga silenciosamente.

O prolongamento da vida útil da bateria é uma combinação entre a redução da pressão e do consumo da bateria, sem sacrificar o desempenho.

Guia de otimização de baterias de smartphones

Veja a seguir uma lista de dicas e truques para aproveitar ao máximo a bateria do seu smartphone, dos mais fáceis até os mais técnicos.

1. Faça uma auditoria dos apps

Você pode ler mais informações sobre a importância de uma auditoria dos apps para manter a velocidade do smartphone, mas a ideia básica é verificar os apps que você tem instalados e as permissões que cada um deles tem. O monitoramento das permissões também pode ajudar a ver quais apps são os principais culpados pelo consumo de carga: apps que ativam o rastreamento geográfico ou que são executados em segundo plano.

2. Acompanhe a vida útil da bateria nas Configurações

Uma auditoria de apps revelará muito sobre seus apps e permissões. Com essas informações, acesse o menu Bateria, localizado no app de Configurações do seu smartphone. Dependendo do modelo de smartphone que você tiver, deverá haver uma lista com os apps que estão utilizando a bateria no momento. Essa lista informará os dados utilizados e a quantidade exata de carga consumida.

3. Exclua os apps desnecessários

Munido das informações da auditoria de apps e das configurações da bateria, você poderá começar a excluir os apps desnecessários ou que consomem dados em excesso. Comece pelos apps fáceis, como programas inúteis (chamados de “bloatware”) que já vêm instalados. Dê atenção especial aos apps que consomem muitos recursos, como seu navegador da web.

4. Substitua os apps necessários por outros que consomem menos carga

Alguns apps, como um navegador da web, são necessários. No entanto, talvez existam alternativas que consomem menos carga. O navegador Brave proporciona uma economia considerável de bateria, consumindo até 40% menos carga do que concorrentes como o Google Chrome. A instalação do Brave reduz a pressão causada na sua bateria, utilizando menos carga e prolongando a vida útil.

5. Teste algumas configurações avançadas

Se o modo de desenvolvedor estiver ativado no seu smartphone, você terá mais algumas opções avançadas à disposição. Realize testes com essas opções para ver se consegue fazer a bateria durar um pouco mais.

Limite o número de processos em segundo plano

Há, provavelmente, um número específico de processos em segundo plano permitidos por padrão, mas você pode reduzir esse número (ou desativá-lo totalmente). Isso forçará o smartphone a executar menos processos de cada vez.

Desative as atualizações automáticas

As atualizações automáticas seguem o mesmo princípio: são executadas em segundo plano, aumentando a sobrecarga da bateria. Desativar as atualizações automáticas fará com que você tenha um pouco mais de trabalho posteriormente, pois será necessário atualizar manualmente seus apps, mas você poderá economizar bateria (e dados!) nesse período.

6. Carregue a bateria apenas até 80%

Quanto mais carga houver na bateria, maior será a pressão sobre ela, e os últimos 20% da carga exercem a maior pressão sobre a bateria. Máquinas que utilizam baterias maiores, como carros elétricos, contornam isso recomendando uma carga de 80%, que ainda proporciona energia suficiente. Carregar o smartphone até apenas 80% pode ser difícil, pois a tendência é deixar o smartphone no carregador até o fim. Mas, se você quer mesmo poupar o máximo de carga da bateria, não deixe ela cair abaixo de 20% e tire o smartphone do carregador quando ela chegar a 80%.

Mude para um navegador que poupe a bateria

O Brave poupa mais de uma hora de duração da bateria se comparado com o Google Chrome. Ele também economiza dados móveis, protege seu histórico de navegação e suas informações pessoais e ainda recompensa você pela visualização de anúncios. Baixe-o hoje mesmo, Android Google Play e ios App Store monitore o uso da bateria e veja o quanto poupou!

Postar um comentário

0 Comentários